Novas Tecnologias: como elas impulsionam os negócios digitais

Com o passar dos anos, a tecnologia se tornou um fator essencial para organizações que desejam crescer e estar à frente da concorrência. A adoção de novas tecnologias implica em um dos maiores desafios que as empresas devem enfrentar hoje - não só para fazer a diferença em relação à concorrência, mas também para se aproximar de seus clientes.

novas tecnologias negócios

De acordo com o especialista Nicholas Evans, em 2017 vimos novos agentes tecnológicos entrando em ação para trabalhar no aprimoramentos de valor dentro de modelos e processos de negócios digitais. Da mesma forma, tecnologias que são aprimoradas da experiência digital, como IoT, automação inteligente, wearables e aplicações de realidade aumentada, começaram a ser usadas com mais frequência por empresas “com perspectivas visionárias para esculpir espaços inovadores e encantar seus clientes com novas experiências impressionantes, diferente de qualquer coisa que já foi vista antes”.

Essa necessidade de buscar perspectivas visionárias e inovadoras fez com que as empresas começassem a encontrar maneiras de oferecer aos usuários o que realmente precisam na era digital. Por exemplo, um estudo do The Boston Consulting Group (BCG) sobre empresas inovadoras indicou que as organizações que adotam tecnologias para dispositivos móveis crescem mais rápido do que outras. Mas isso não é tudo, pois, além de investir em aplicativos móveis, as empresas poderiam adotar a digitalização na análise da concorrência, na gestão eletrônica de recursos e na organização do estoque. Como você pode ver, não faltam opções! Independentemente das ideias de negócios, todos podem optar por seguir o caminho da digitalização e aumentar o engajamento e a conversão monetária em seus negócios digitais.

Os novos dispositivos que mudarão o rumo dos novos negócios

Existem infinitas novas tecnologias, como as utilizadas em cassinos ao vivo, capazes de impulsionar empresas que querem tomar o caminho do mundo digital. Então, aqui estão alguns exemplos para que você possa definir qual delas pode ser útil em suas empresas:

  • Realidade Virtual: essa é uma tendência que tem assumido maior importância especialmente nos últimos anos. As empresas podem usar a realidade virtual para criar experiências novas e melhores para seus clientes, mesmo contando com os mesmos dispositivos móveis.
  • Redes sociais: esse tema é básico para um negócio que quer seguir o caminho da digitalização. As redes sociais podem ser usadas para gerar um espaço de participação e interação com o público-alvo.
  • Internet das Coisas (IoT): de acordo com a IDC, o mercado global de Internet das Coisas crescerá para 1,7 trilhão até 2020, de modo que essa tendência pode definitivamente ser de grande ajuda para as empresas que querem crescer e se impulsionar fazendo a diferença em relação à concorrência.
  • Reconhecimento facial: embora seja uma tecnologia que não tenha sido totalmente desenvolvida, espera-se que no futuro as empresas relacionadas ao setor bancário sejam as que aproveitam ao máximo essa tendência, implementando-a, por exemplo, em caixas eletrônicos. Da mesma forma, supermercados ou lojas poderiam ter um controle mais aterrado sobre quem está no caixa, realizando um reconhecimento facial anterior. Isso seria muito útil para melhorar a segurança das empresas.
  • Inteligência Artificial: de acordo com o estudo ‘Inteligência Artificial (IA), o futuro do crescimento’, conduzido pela Accenture, em colaboração com a Frontier Economics,a IA terá um papel de destaque nas economias desenvolvidas, a ponto de, até 2035, estima-se que seu uso dobrará os indicadores de crescimento econômico. Portanto, desde os nossos dias vimos como as empresas começaram a recorrer a essa tecnologia, principalmente devido à explosão de dados que têm que lidar.

E aí, você pensa em migrar para novas tecnologias com o intuito de expandir o alcance do seu negócio?